Conheça o Odoo 14

Foi lançada hoje a versão 14 do Odoo, a mais competente e visualmente apelativa até à data.


Vamos ver em baixo os tópicos em que as equipas de R&D se focaram neste último ano. Mais Business Inteligence, um novo Website Builder, um redesenho de Stock/Produção e muito mais. E tudo isto sem descurar a melhoria continuada da usabilidade global do sistema. O Odoo é, cada vez mais, o software que a sua empresa precisa para crescer depressa.


Pode ver a lista detalhada de alterações nas notas de lançamento oficiais . Ou ler o resto do artigo para ver um resumo das novidades mais significativas.

Um novíssimo Website Builder


Este ano, o Website Builder sofreu alterações massivas. Foi minuciosamente revisto cada bloco e cada ecrã, de maneira a tornar o Odoo na melhor solução para criar websites. O Builder está mais intuitivo, com mais opções, personalizações, widgets e blocos para ajudar os utilizadores a criar páginas fantásticas.




O interface do Blog foi redesenhado para se tornar mais fácil de entender. Também estão disponíveis novas opções que tornam as suas publicações únicas. Mas o que seria de um artigo de um blog sem uma classificação de SEO elevada? Para o ajudar a atingi-la, foi também melhorada a funcionalidade Promover, para que seja possível personalizar os seus URLs e formas de partilha na Internet. 

Para o melhorar ainda mais, foi adicionada uma conexão à Consola de Pesquisas da Google, para que cada um possa otimizar o seu website de forma a ter a melhor posição possível no motor de busca mais importante.

A ferramenta de Business Intelligence que lhe permite trabalhar mais rápido


Alguma vez sonhou com a criação de relatórios completos e fantásticos das suas receitas ou das comissões das suas equipas de vendas? Ou ser capaz de criar e usar filtros e ainda assim ter os dados dos seus relatórios atualizados ao minuto? Felizmente, esse sonho pode tornar-se realidade com o Odoo 14. Esta última versão vem com uma ferramenta intuitiva que lhe permite criar relatórios que são atualizados automaticamente. Sim, leu corretamente! Cada nova lead conquistada ou cada nova venda fechada serão automaticamente adicionadas aos relatórios.  Basta refrescar a página e começar a melhorar as suas práticas de business intelligence! E na boa tradição Odoo, esta funcionalidade está completamente integrada com TODAS as apps Odoo.



Não deixe ainda esta secção ou perderá uma killer feature! Com o Odoo 14, pode usar uma app de limpeza de dados revolucionária e completamente operacional. Esta app irá ajudá-lo a detetar e corrigir/remover dados incorretos, duplicados ou incompletos. Para isso, a app de limpeza do Odoo introduziu limpeza de campos e estratégias de deduplicação.

Defina as suas regras de limpeza e remoção de duplicados e o Odoo irá sugerir as mudanças e fusões de dados que pode processar para manter a sua base de dados livre de dados inúteis ou desatualizados. Isto significa que não perderá mais tempo na verificação dos números de telefone dos seus contactos. O que é PODEROSO, tal como o resto do Odoo 14!

Novos e melhores menus para Inventário e Produção


Para responder à procura, a Odoo trabalhou na melhoria dos aspetos visuais das suas apps de Produção (MRP) e Inventário. Vários menus foram adicionados ou movidos para uma posição mais conveniente, com o intuito de oferecer uma melhor visualização de todas as ações dos processos.


Por exemplo, a informação de encaminhamento está agora incluída na lista de materiais. Isto diminui o número de páginas a carregar para aceder à operação necessário para prosseguir. O mesmo se aplica às Transferências em Lote. Pode agora ver as operações detalhadas para cada transferência sem ter que lhes clicar. A disponibilidade do produto também recebeu um melhoramento visual, mostrando agora que produtos estão ou não disponíveis. E ao clicar na opção "disponibilidade", pode agora aceder ao relatório previsional de cada produto usado na ordem de fabrico.



Os estados das transferências e datas agendadas também sofreram alterações. São ambos exibidos com cores para facilitar a leitura e captar a atenção dos funcionários em transferências urgentes. Por exemplo, transferências atrasadas são mostradas a vermelho para que toda a gente saiba que têm que ser feitas em primeiro lugar.


Last but not least, as ordens de fabrico também foram bastantes modificadas. Os landed costs podem agora ser aplicados a OPs e a ligação entre OPs ascendentes e descendentes pode ser exibida. O âmbito dos consumos flexíveis também foi incrementado, o que atualiza OPs e componentes consumidos que não faziam parte da lista de materiais inicial.



Um terminal de Ponto de Venda Móvel sem paralelo


A crescente procura por um interface móvel para o PoS foi atendida. O POS do Odoo é agora 100% mobile-friendly. Esta melhoria vem com a possibilidade tão solicitada de se poder alterar a configuração do POS enquanto a sessão está aberta.


Forma ainda implementados outros melhoramentos. O configurador de produtos está agora disponível no POS; o arredondamento de valores pode ser definido no POS; é criada uma única transferência no fecho da sessão e o interface de pagamento foi tornado mais claro quando vários métodos estão disponíveis.


Uma app de Eventos capaz de responder a todas as necessidades possíveis


Este ano, com a pandemia (ou pandemónio) da COVID-19, o mercado de eventos teve que evoluir e foi forçado a reinventar-se. Os eventos online tornaram-se a norma! Com as suas características únicas, a app Odoo Events é a única solução que precisa para criar e gerir eventos de qualquer tipo: desde palestras até exposições e participantes.


Com o Odoo 14, crie faixas ao vivo e transmita-as, via Youtube, com a nova integração. Após a palestra, avalie os seus participantes com quizzes e crie competições apresentando um quadro com as melhores respostas.




Se tem expositores a participar no seu evento, pode criar cabines de conferência visrtuais para eles, para que possam interagir com os seus participantes. O mesmo se aplica aos visitantes. Podem abrir salas virtuais para discutir diversos tópicos e promover a interação.


Claro que a interação pode também vir das redes sociais. A Odoo compreende que isto é um aspeto vital. É por isso que pode criar Twitter walls e inseri-las dentro do sub-menu do seu evento. Desta forma, não perde de vista o que as pessoas estão a dizer sobre si e sobre o seu evento e pode ainda responder a questões recorrentes.




Por fim, facilite a vida aos seus participantes, permitindo-lhes assinalar as palestras que lhes interessam e, graças às "push notifications", lembrá-los de se juntarem à conferência.


Como pode ver, o Odoo 14 pode ajudar o seu negócio de inúmeras maneiras. Porque é que não nos consulta para saber mais pormenores? Podemos criar um sistema de demonstração só para si e mostrar-lhe como é que a sua empresa pode crescer tão depressa como o Odoo!


O Live Chat do Odoo