Marketing Digital em tempo de pandemia

Covid-19, Google Ads, Facebook Ads

A pandemia veio trazer ao palco dos anúncios online uma enorme quantidade de novos atores, tanto por aumento dos orçamentos para estes canais, como pelo aparecimento de uma onda de novos pequenos players que olham para o e-commerce como a tábua de salvação para o seu micro ou pequeno negócio. Este facto é local, regional, continental e mundial!


E agora?!...


Nós na @etreartisan, como micro negócio a investir online desde 2016, estamos a assistir a um aumento de custo por alcance das promoções no FB de cerca de 300%. Antecipamos o que iria acontecer e investimos em melhores conteúdos de forma a que o CPC (Cost per Click) só tenha crescido 200%. E isto ainda vai no princípio!...


Então que futuro?


Em termos de curto e médio prazo acreditamos que o negócio online para empresas da nossa dimensão, a vender bens e não serviços, só será rentável se a margem líquida do produto se aproximar o mais possível da margem do serviço (80% ou mais), acompanhado por uma estrutura hiper flexível e super profissional, tanto na queda abrupta de vendas bem como no crescimento em flecha. Essa estrutura não poderá custar mais de 15% sobre o valor do produto. O Ticket de compra médio terá que rondar os 50€ no curto prazo, e no médio e longo prazo terá que duplicar (pelo menos). O número de vendas mensais nestas condições terá que duplicar durante 2021 e nos anos seguintes crescer a pelo menos 50%/ano. A acompanhar isto tudo, temos que ser os campeões do serviço prestado aos clientes (o melhor produto, o melhor e mais rápido serviço de entrega, os melhores reviews, etc.. etc.)


Enfim, se entrou agora neste mercado faça bem as contas... e se não está a resultar ainda está a tempo de perder o mínimo possível. Se já cá anda há algum tempo terá que, pelo menos, escalar mais o seu negócio. Neste desafio, orgulhamo-nos que o Odoo seja o nosso ERP, pois potencia-nos a busca da flexibilidade em contexto de rigor, através de automatismos e simplificação de processos, bem como a facilidade de investir em novas ferramentas, como é o caso da nosso próximo passo: o e-mail marketing (nesta o CPC é praticamente grátis)!


M. - Être 

Novas regras de IVA
O que importa saber